feminismo

#ElePodeNãoTeBater: Denúncias de abusos psicológicos no Twitter

Por mais explorados que tenham sido nos últimos tempos, os temas a respeito de relacionamentos abusivos estão longe de suficientemente discutidos e compreendidos. Prova disso é a necessidade bater na mesma tecla cotidianamente para frisar a ideia de que violência é um problema muito mais próximo do que aquele que o imaginário coletivo acredita e que abuso não envolve apenas violência física.

Ainda é conturbada a ideia do que pode ser caracterizado como abuso e o que não pode, até mesmo entre quem conhece o tema e tenta abordá-lo. Constantemente é preciso reforçar que não apanhar não necessariamente significa não estar em uma relação abusiva. Seguindo essa ideia, a artista Zahira Kelly, militante assídua do movimento negro e das causas feministas, decidiu expor situações que vivenciou em relacionamentos abusivos no twitter.

O resultado foi a viralização da hashtag #MaybeHeDoesntHitYou (tradução literal: talvez ele não te bata) na rede social. Milhares de pessoas utilizaram a tag para relatar situações de abuso. Ao ver a dimensão que suas postagens tomaram, Zahira reforçou suas criticas à cultura do abuso, especialmente à em que as mulheres negras estão inseridas.

Recentemente, a hashtag foi traduzida para o português pelo Brasil Post como #ElePodeNãoTeBater e já demonstra um grande alcance. Abaixo estão alguns exemplos.

 

 #ElePodeNãoTeBater, mas contamos com você na batalha contra os abusos!

Quer saber mais sobre relacionamentos abusivos e abusos psicológicos?
Dê uma conferida nesse post do blog!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s